Homem Idosos
Qual é a doença masculina mais comum no Brasil?
31 de agosto de 2018
0

 

A lista de doenças prevalentes na população masculina é bem grande e envolve muitos fatores de risco, como a genética e os maus hábitos realizados no dia a dia.

A falta de consciência na hora de buscar ajuda médica também é considerado um fator que impulsiona as doenças mais vulneráveis nos homens.

Bem, mas não vamos nos dedicar a citar quais os bons comportamentos você deve ter e sim vamos trazer uma informação muitíssimo importante para os homens: conhecer aquela que é considerada a doença masculina mais comum no Brasil.

E nós vamos te contar qual é…

Mas, antes, vamos citar outros problemas de saúde que são comuns nos homens.

Doenças do Coração (cardiovasculares)

É maior nos homens mais jovens, com idade até os 50 anos.

O motivo é formado por um grupo, chamados de fatores de riscos, que incluem: hipertensão, colesterol, tabagismo, diabetes, alcoolismo, sedentarismo.

Cancro de Próstata

É um tumor masculino que acontece mais frequentemente depois dos 50 anos.

Geralmente, os homens que tem riscos elevados são aqueles que têm histórico familiar, ou seja, é considerada uma doença genética.

Cálculo Renal

É uma doença que depende de muitas variáveis, como a cultura do país e também os fatores genéticos.

Na mesma região, também acontece a incontinência urinária, que é muito comum em idosos, especialmente àqueles que fizeram cirurgias no local.

Pneumonia

É uma das doenças que mais afetam os homens também devido à um conjunto de comportamentos de risco e de hábitos de vida.

Conforme um estudo do Hospital Pulido Valente, a mortalidade por pneumonia é 10% mais baixa nas mulheres.

Problemas no Fígado

Nomes como cirrose afetam mais homens do que mulheres conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde).

A cirrose e outros problemas hepáticos estão diretamente relacionados ao estilo de vida dos homens, que tem a ver com uma alimentação nada saudável, além da ingestão de bebidas alcoólicas.

Obesidade

Não vamos falar muito sobre a obesidade porque essa é considerada a doença masculina mais comum no Brasil, ou pelo menos, uma das que mais precisam de atenção.

E nós vamos explicar os motivos abaixo, continue lendo…

Por que a obesidade pode ser considerada a doença mais comum nos homens?

A obesidade não é exclusiva dos homens, mas é uma das doenças masculinas mais comuns no Brasil.

O motivo é o fato de que por aqui as pessoas do sexo masculino não tem o hábito de se alimentar saudavelmente e nem mesmo de praticar atividades físicas.

Como decorrência disso, após os 30 anos de idade os homens começam a ganhar peso e daí partem várias doenças relacionadas, como a própria obesidade.

E considerando um ciclo negativo, da obesidade começam a aparecer outras doenças, tais como as cardíacas, a hipertensão, diabetes, dislipidemia, colesterol alto, triglicerídeos, entre outras.

E ainda como consequência de tudo isso, acontece a diminuição dos níveis hormonais de testosterona, que afetam o fator de reprodução e o desempenho sexual.

O que prova que a obesidade causa um conjunto de doenças, que estão totalmente relacionados ao ganho de peso – tornando-se um fator de risco.

Como combater a obesidade nos homens?

Com tantos problemas de saúde apresentados a partir da obesidade, não restam dúvidas de que o melhor tratamento é evitar o ganho de peso, especialmente após os 30 anos de idade.

Conseguir isso não é tão difícil quanto parece, basta seguir a regra do “praticar exercícios físicos” e “ter uma alimentação saudável e balanceada”.

É nesse ponto que começamos a perceber que as principais doenças masculinas vêm da obesidade, então, nesse caso, emagrecer deixa de ser uma questão apenas de estética e passa a ser de saúde.

E temos que considerar ainda que a doença começa aparecer cedo, mas é ao longo da vida que os sintomas tornam-se mais comuns e corriqueiros.

Isso explica o fato de que se você passar boa parte da vida acima do peso, é muito provável que mais cedo ou mais tarde vai apresentar os sintomas dessas doenças, que pode ser desde uma arritmia cardíaca até a insuficiência de alguns órgãos.

A saúde do homem no Brasil

Não seria justo terminarmos este texto sem citar algumas informações importantes para você, que é homem e não faz questão alguma de ir ao médico periodicamente.

Vimos até aqui que os homens, como as mulheres, estão sujeitos à várias doenças.

Vimos também que o ganho de peso resulta na obesidade que é um dos principais impulsionadores de outras doenças.

Logo, a saída é evitar esse ganho de peso e isso é possível através da prática de atividades físicas e também da escolha de alimentos saudáveis durante as refeições.

Esse é o nosso resumo do artigo, mas tem algo também muito importante que você precisa saber.

Historicamente e culturalmente, os homens não gostam de ir ao médico.

A frase é bem simples e tem exceções, mas estamos falando de forma geral.

Se você perguntar a uma mulher quantas vezes ela foi ao ginecologista no último ano é bastante provável que ela diga algo como “pelo menos” uma vez. Já no caso dos homens, pouquíssimos vão afirmar que foram ao urologista nesse mesmo período.

O que você precisa saber é que sim, prevenir é o melhor remédio.

Isso porque se você descobre alguma doença no início, você consegue fazer um tratamento mais correto e também mais efetivo – independente se essas forem às doenças masculinas mais comuns ou não.

Existem muitas doenças que poderiam ser evitadas se você soubesse dele. Mas, quando não sabe, não dá nem mesmo para pensar em formas de tratar.

A dica final deste conteúdo é:

  • Faça consultas médicas periodicamente,
  • Não evite os exames clínicos que podem averiguar doenças,
  • Tome as medicações recomendadas pelos médicos,
  • Tenha um estilo de vida mais saudável.

Se você seguir esse breve roteiro, com certeza, não vai precisar sofrer com as doenças prevalentes em homens, que podem partir da obesidade ou não.

Ah e se você que está lendo não é homem, tudo bem, pode fazer a sua parte também: oriente seu pai, seu irmão, filho, marido. Considere que a prevenção é uma forma de viver mais feliz e por mais tempo.

Itens relacionados

Qual a melhor forma de repor cálcio? 4 maneiras recomendadas pelos médicos

  A lista de doenças prevalentes na populaç...

Leia mais
Female applying lip balm, close up, side view

Proteção para os lábios: 5 maneiras saudáveis de fazer isso agora mesmo

  A lista de doenças prevalentes na populaç...

Leia mais

Descubra quais são os 5 principais causadores dos dentes sensíveis

  A lista de doenças prevalentes na populaç...

Leia mais

Há 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *