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5 cuidados importantes com a alimentação durante a Copa do Mundo
18 de junho de 2018
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É só chegar o dia do Jogo do Brasil que quase todo mundo corre aos supermercados para comprar amendoins, refrigerantes, pipoca, bebidas alcoólicas… Mas, o que você deveria fazer é tomar alguns cuidados importantes com a alimentação nesses dias.

Recentemente fizemos um conteúdo dizendo o que é o ideal consumir em dias de jogos da Copa do Mundo, como as amêndoas e até mesmo o café, o salmão, etc.

Agora, neste artigo vamos falar exatamente sobre como se comportar em dias de jogos quando o assunto é alimentação. Será que ficar muito tempo sem comer vai te ajudar a torcer de forma saudável?

Óbvio que não! O ideal é fazer 6 refeições todos os dias.

E essa é a nossa dica número 1, mas existem mais outras 4 dicas que você deveria conhecer antes mesmo de ir até o supermercado comprar seus ingredientes para consumir durante os jogos.

Cuidado 1 – Faça 6 refeições diárias

Pode ser nas férias, nos dias de Natal, no seu aniversário, no inverno… Não importa quando, mas o fato é que os nutricionistas e médicos que cuidam da alimentação recomendam fazer 6 refeições todos os dias.

Portanto, isso não seria diferente também durante a época da Copa do Mundo.

A explicação é que se ficarmos muito tempo sem comer, o nosso organismo baixa, automaticamente, a sua taxa metabólica. Basicamente, o metabolismo diminui.

E na prática isso quer dizer que ele deixa de funcionar como deveria, no seu melhor potencial. Assim sendo, mesmo que tenha que se adaptar, tente manter a rotina de se alimentar, ao mínimo, por 6 vezes todos os dias.

Ah, e se você não sabe exatamente como fazer isso, considere as seguintes refeições, que podem ser alteradas ou modificadas conforme o seu perfil: almoço, jantar, café da manhã, café da tarde, ceia da noite, lanche da manhã.

E aqui vai outro detalhe muitíssimo importante também: – nunca pule o café da manhã, que é uma refeição fundamental para dar energia para você e durante todo o dia.

Cuidado 2 – Beba muita água

Essa é outra regra da alimentação que não deve, ou não deveria mudar em dias de jogos da seleção na Copa do Mundo, né.

Afinal, estamos falando de um bem vital à saúde humana, que repõe nutriente e que faz todo organismo funcionar melhor.

A dica aqui é beber o máximo de água todos os dias nos intervalos das refeições que foram citadas acima – mas, atenção: evite beber durante uma refeição.

Ah, e não esqueça que a mastigação é fundamental para o processo de saciedade, por isso mastigue muito bem os alimentos até que eles fiquem prontos para irem para o restante do sistema digestivo.

Ainda sobre o consumo de água, considere outro ponto importantíssimo: – diminua a quantidade de sal adicionado na alimentação porque o sal faz com que o nosso organismo retenha líquidos.

Cuidado 3 – A ordem do que comer também é importante

Nas suas principais refeições que serão feitas durante os jogos da copa, o ideal é que comece sempre pela salada. Por quê? Porque ela tem menos calorias e mais fibras, logo, vai exigir mais da sua mastigação.

E, assim você fica mais rapidamente saciado – o que é extremamente importante para que o seu organismo tenha um bom funcionamento.

Depois, no prato principal, procure dividir sua refeição em três partes:

  • ½ para vegetais cozidos ou refogados (legumes),
  • ¼ para fontes de proteína (carnes)
  • ¼ para fontes de carboidratos (arroz e batatas).

Ah, e sempre se atente para substituir os alimentos fritos pelos assados – além deles terem menos calorias também são muito mais saudáveis.

Cuidado 4 – Atenção para o consumo de bebidas alcoólicas

Reduza o consumo de bebidas alcoólicas, que além de não fazer bem o organismo ainda contêm calorias adicionais e podem te engordar, te deixar estufado, com mal-estar e ainda alterar seus sentimentos.

Ao menos no Brasil, o consumo de álcool durante jogos de futebol é muito comum. E não há regra quanto à isso, mas o que se sabe é que o consumo exagerado, de forma geral, faz mal à saúde.

Opte por beber em menor quantidade ou por substituir suas bebidas por outras mais saudáveis e que também podem estar presentes nessa época de jogos.

Cuidado 5 – Comer durante a noite não faz bem

Quase todos os jogos da Copa do Mundo da Rússia neste ano estão acontecendo durante o período da manhã e da tarde aqui no Brasil. Isto é, na primeira fase, os jogos serão às 9 horas, às 12 horas e as 15 horas quase sempre.

Logo, não terão jogos durante a noite.

Mas, ao reunir a galera para torcer para o Brasil ou torcer contra a Argentina de Lionel Messi pode ser que você se alimente mal e queira repor tudo isso durante a noite.

E, acredite: isso não vai ser bom para você.

O que os médicos dizem é que você deve evitar grandes refeições no período da noite porque isso pode prejudicar o sono e alterar a produção hormonal noturna.

Na prática, o resultado é bem simples, né: comer muito de noite contribui para o ganho de peso – além disso, você não precisa comer tudo o que tem no prato, a hora que sua fome acabar, deixe o restante para o outro dia.

Coma bem e torça saudável!

Ter uma alimentação balanceada e equilibrada, além de seguir esses 5 comportamentos que são essenciais para qualquer dia do ano vai te ajudar a torcer de forma mais saudável.

Isso te ajuda a prevenir doenças como as paradas cardíacas que, infelizmente, são comuns nesses dias de jogos. Além disso, você evita problemas gastrointestinais ou dores de cabeça acentuadas.

Todos esses sentimentos e esses sintomas podem aparecer quando não se tem uma alimentação cuidadosa e acredite: o seu corpo não vai te perdoar mesmo em dias de jogos da Copa do Mundo.

Logo, não há recomendação melhor do que a de ter cuidado com a própria saúde durante a Copa do Mundo. Continue pensando nos alimentos mais saudáveis e nos comportamentos que vão te deixar cada dia mais predisposto a torcer.

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