Comportamento Dicas Homem Mulher Saúde
Descubra quais são os 5 principais causadores dos dentes sensíveis
16 de abril de 2018
0

Você já experimentou a terrível sensação de sentir um incômodo nos dentes após “atacar” um pote de sorvetes naqueles dias tão quentes? Então, você tem que conhecer os motivos que causam os dentes sensíveis.
E não é só o alimento gelado que traz esses incômodos.
As comidas muito quentes, ácidas, doces ou mesmo aqueles mais crocantes (duros) também podem ser sintomas da sensibilidade nos dentes.
A explicação vai desde o esmalte dos dentes, que podem estar desgastados e atuando como os causadores desse prejuízo e ir até mesmo a doenças mais graves causadas nas gengivas.
Selecionamos uma pequena lista com os 5 principais causadores dos dentes sensíveis nas pessoas nos dias de hoje.
Os 5 principais causadores dos dentes sensíveis
Uma informação importante antes de listarmos os causadores é que a maior parte das pessoas que apresentam a sensibilidade nos dentes tem entre 20 e 50 anos.
Porém, quem está fora desse grupo também podem ter os sintomas.
1 – O uso incorreto do fio dental
Na verdade há o grupo de pessoas que não gostam de usar o fio dental. Então, nesse caso, nem estamos falando do uso incorreto e sim da falta do hábito.
Se você não acha que é importante usar o fio dental, saiba isso pode trazer problemas como a formação de tártaros, a gengivite e, obviamente, os dentes sensíveis.
Para quem tem dificuldade em criar esse comportamento diário, os dentistas recomenda que se faça o uso do fio dental, ao menos, 1 vez ao dia – preferencialmente no final da noite, antes de dormir.
Agora, se você usa o fio dental e está com os dentes sensíveis pode ser que esteja fazendo o uso incorreto. Nesse caso, busque a ajuda de um dentista.
2 – O desgaste do esmalte dos dentes
Você já ouviu falar do esmalte dos dentes, não é mesmo? Ele é uma parte dura que fica na superfície do dente, sendo bem resistente.
Só que com o tempo ele pode se desgastar.
E aí é que começa o problema porque a dentina, que fica logo abaixo dele, fica exposta e deixa os dentes totalmente sensíveis.
Agora você pode estar se perguntando: “O que causa o desgaste nos dentes”?
Podem ser vários os motivos, tais como: a escovação excessiva, o consumo excessivo de alimentos ácidos e o bruxismo.
O dentista, nesse caso, vai te ajudar a encontrar a melhor escova para o formato da sua arcada dentária e vai informar também quantas vezes usar.
Se o motivo for o bruxismo, também será o dentista que vai informar qual a melhor saída, sendo que na maioria das vezes o ideal é usar “aparelhos” que evitam esse comportamento inconsciente.

3 – A gengiva retraída
Talvez você não acredite, mas os profissionais da saúde oral afirmam que uma escovação frequente e com muita força pode causar a retração da gengiva.
Isto é: você deixa os seus dentes desprotegidos e com a dentina exposta.
Quando a dentina fica exposta, você sabe o que acontece: dores e irritações ao consumir alimentos muito quentes ou muito gelados.
Nesse caso, a alternativa mais viável é também a mais simples: cuidar da higienização da sua boca, escovando os dentes da forma certa e na frequência correta também.
Para confirmar esse hábito, se ele está saudável, o ideal é visitar o seu dentista a cada 6 meses, no mínimo.
4 – A falta de escovação frequente
Você já notou até essa parte do texto que quando o assunto é escovação dos dentes o exagero e a falta podem ocasionar problemas, não é?
Portanto, saiba que o ideal é ter uma escova frequente.
Ou seja, escovar os dentes deve ser um hábito no seu dia a dia.
Cada pessoa vai ter uma necessidade, mas, de maneira geral, a recomendação é que se escove os dentes, ao menos, 3 vezes ao dia.
Isso porque dessa forma você consegue evitar que a quantidade de bactérias na sua boca cresça de forma desenfreada e comece a lesionar dentes e gengiva.
A escovação em falta é um dos motivos que causam os dentes sensíveis, portanto, se você desconfiar disso, aumente a frequência do hábito diário.
5 – Os dentes fissurados
Um dente fissurado é um dente com uma “rachadura”, entende?
E sabe como os dentes ficam fissurados? Normalmente acontece quando temos “ideias geniais”, mas que não são aconselháveis, como: abrir uma garrafa com os dentes ou cortar a fita adesiva com eles.
Mesmo porque você sabe, né, os dentes foram feitos para mastigar ou cortar alimentos.
Sendo que cada dente tem a sua função dentro da boca.
Para tarefas mais árduas e específicas, use ferramentas adequadas, como, por exemplo, um abridor de garrafas ou uma tesoura.
Então, para finalizar essas 5 dicas super importantes para você evitar ter dentes sensíveis, considere não ter o vício de morder ou roer objetos duros, tratar o bruxismo e usar aparelhos de proteção caso os dentes estejam frágeis demais.
Para todo caso de suspeita, o mais recomendável é ir até um dentista rapidamente porque as fissuras podem ser a causa dos dentes sensíveis assim como de outras doenças bucais.
E o melhor de tudo é que há tratamentos para a reparação desses dentes doentes.
Siga a orientação de um dentista
O dentista é o melhor profissional para te ajudar a encontrar a causa dos dentes sensíveis.
Ele pode confirmar um dos motivos listado acima ou outros, conforme o diagnóstico e as observações feitas pelos próprios pacientes.
Dessa maneira, ele pode te auxiliar durante a escovação correta, o uso de fio dental e outros hábitos que devem diminuir ou eliminar a sensibilidade dos dentes.
Portanto, se você ainda tem alguma dúvida sobre os dentes sensíveis, faça uma breve análise sobre os seus comportamentos da saúde oral e marque uma consulta rápida com um dentista.
Afinal, a restrição ao consumir alimentos devido aos incômodos que eles trazem pode prejudicar muito além da saúde da sua boca.
Mesmo porque é difícil saber quem é que vai conseguir ficar sem tomar sorvete naqueles dias mais quentes ou uma sopinha de legumes nos dias mais frios?

Itens relacionados

Descubra por que a Primavera é a estação da alergia

Você já experimentou a terrível sensação de s...

Leia mais
Como fazer inalação com soro fisiológico em bebê [Passo a Passo] (2)

Cuidados no Inverno: proteja a criança da Bronquiolite em 5 passos

Você já experimentou a terrível sensação de s...

Leia mais
Qual é a doença masculina mais comum no Brasil (2)

Qual é a doença masculina mais comum no Brasil?

Você já experimentou a terrível sensação de s...

Leia mais

Há 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *