Beleza e Bem-estar Dicas Mulher Saúde
Semana da mulher: 5 cuidados com a pele na terceira idade
7 de março de 2018
1

Com o processo de envelhecimento, as pessoas que vão ficando mais velhas, especialmente as mulheres, começam a ficar preocupadas com a saúde da pele – principalmente quando a questão é a beleza, mas também com algumas doenças.

E isso faz todo o sentido, afinal, a pele pode ter passado por uma série de agravantes durante toda a vida, como com a incidência dos raios solares, o abuso de cigarros e outros produtos químicos e até mesmo as bebidas alcoólicas podem influenciar nisso.

A notícia boa é que com cuidados corretos você conseguir reverter essa situação ou, ao menos, amenizá-la.

Pensando nisso, separamos as melhores dicas para você que está preocupada com a pele e quer tomar medidas preventivas para ficar com a pele mais macia, mais bonita e mais jovem.

 

Confira cada uma das dicas abaixo.

1 – Use o protetor solar

O protetor solar é uma das melhores formas de proteger a pele em qualquer fase da vida, inclusive, na velhice.

Isso porque ele inibe que os raios solares possam causar manchas ou mesmo o câncer.

O grande segredo aqui é se atentar ao fato de que não apenas quem passa o dia no sol ou ao ar livre precisa desse cuidado – isso porque os raios também podem ser incidentes na sombra.

A recomendação é procurar um médico dermatologista que vai indicar os melhores horários para uso conforme a sua necessidade, indicando também o FPS (Fator de Proteção Solar).

2 – E se a pele for seca?

Se você tem a pele seca, a recomendação é tentar manter, ao máximo, a hidratação.

E a hidratação pode ser feita com a ingestão de líquidos, evitar o sol mais forte [das 10 às 16 horas do dia], evitar o ar seco, evitar fumaças de cigarro, etc.

Até mesmo o uso de um umidificador no quarto pode ajudar na questão da hidratação.

Dessa forma, outras duas dicas são: evitar o uso de águas quentes demais durante o banho [para evitar que o óleo das células seja removido] e usar cremes de limpeza [conforme orientação médica].

Esses cremes podem ser hidratantes ou esfoliantes, principalmente se for feito com óleos naturais, como o de coco e o de amêndoa.

3 – Cremes para os olhos funcionam?

Esse é um dos principais cuidados com a pele na terceira idade porque as pessoas mais velhas costumam ficar mais incomodadas com os famosos sinais que aparecem ao redor dos olhos.

No entanto, a verdade é que é preciso entender que essa é uma área muito delgada e vai sim ficando mais fina com o decorrer do tempo – sendo um processo natural no ser humano.

Para esse caso também há cremes específicos, que funcionam como hidratantes, mas nem todos consegue gerar efeitos imediatos e em todas as pessoas.

Outra opção, um pouco mais assertiva, é o botox [ou o preenchimento dérmico].

No entanto, essa opção precisa ser vista com ainda mais cautela, já que se trata essencialmente de uma questão estética e não tem a ver, diretamente, com o surgimento de doenças.

4 – E quando a pele começa a ficar flácida?

Outra preocupação das mulheres mais velhas é com o fato da flacidez da pele – isso porque a medida que envelhecemos podemos desenvolver um “acúmulo de gordura” formando a grande vilã da “papada” ou o “pescoço de peru”.

Mas, não se preocupe: esses são apenas apelidos para explicar um fator que também é natural e não quer dizer que você está com alguma doença de pele.

Especificamente para estes casos, não há cremes disponíveis no mercado [quem sabe um dia alguém cria, né].

E, assim sendo, se a necessidade de um tratamento for muito assídua, a recomendação é procurar um cirurgião plástico que vai poder fazer procedimentos como a lipoaspiração ou o lifting.

5 – E quando os pelos começam a aparecer?

Outro ponto muito discutido e que irrita muito [muito mesmo] as mulheres mais experientes.

Quando os pelos começam a aparecer, quais são os melhores cuidados com a pele na terceira idade neste caso?

Bem, a dica é muito simples: usar pinças para remover os pelos ou buscar ajuda em uma esteticista que pode optar pela eletrólise.

A eletrólise é um procedimento que tira o pelo desde o folículo [que é como se fosse uma raiz do pelo] e, geralmente, esse processo é mais duradouro porque os pelos não voltam a crescer – diferente de quando se usa uma pinça.

Novamente, saiba que esse é um procedimento estético e não tem a ver com doenças.

Cuidados com a pele na terceira idade para prevenir doenças

Para quem já passou dos 60 anos, um dos problemas de pele mais comum é a úlcera e isso tem explicação: a estrutura da cútis fica mais frágil e pode ocasionar mudanças na epiderme, derme e também na hipoderme.

De maneira simples é como se a pele ficasse menos espessa, menos elástica e mais vulnerável.

Mas também há outros problemas, como as infecções [micoses e viroses] e a herpes, que são bastante comuns. Assim sendo, todo cuidado com a pele na terceira idade é importante.

E a partir disso é possível descobrir que existem úlceras varicosas e venosas. E qualquer uma delas pode surgir dependente de fatores individuais, como a predisposição genética, a má alimentação, o tabagismo, exposição ao sol, etc.

A dica, neste caso, é uma só: procurar ajuda médica, de um especialista da área, o dermatologista. Ele vai orientar você sobre como tratar essas úlceras, como com cremes, pomadas ou o uso de sabonetes específicos.

Por outro lado, se essas úlceras ainda não apareceram, a melhor forma de evitar a doença é prevenindo e isso pode ser feito de duas formas assertivas:

  • Hidratando a pele para evitar a descamação e
  • Evitando o contato com objetos pontiagudos.

De qualquer maneira, em todo caso de lesões, por mais externas que pareçam, não ouse em procurar um posto de saúde para receber o melhor tratamento possível.

Com informações do Dermatologia SP e Mulheres Dicas

Fonte: http://www.dermatologiasp.com/dicas-para-pele-na-terceira-idade/

 

Itens relacionados

Descubra por que a Primavera é a estação da alergia

Com o processo de envelhecimento, as pessoas que v...

Leia mais
Como fazer inalação com soro fisiológico em bebê [Passo a Passo] (2)

Cuidados no Inverno: proteja a criança da Bronquiolite em 5 passos

Com o processo de envelhecimento, as pessoas que v...

Leia mais

Qual a melhor forma de repor cálcio? 4 maneiras recomendadas pelos médicos

Com o processo de envelhecimento, as pessoas que v...

Leia mais

Há 1 comentário

  • andica disse:

    Obrigado, Aline! Como sempre, gravando tudocustom writing

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *