Bebês
Os benefícios do soro fisiológico para os bebês
18 de maio de 2017
0

Aplicação do líquido pode evitar doenças e ajudar em crises alérgicas

São nos primeiros anos de vida, onde o sistema imunológico ainda está se desenvolvendo, que existe grande vulnerabilidade no organismo dos bebês, e deve-se redobrar os cuidados com a saúde. Principalmente nesta fase, o soro fisiológico pode se tornar um aliado pois, além de limpar as narinas, ele também as hidrata quando a umidade do ar está baixa.

Quando você lava o nariz com soro fisiológico, umidifica a mucosa nasal, retirando produtos da poluição atmosférica que ficaram e mandando embora possíveis invasores, como vírus e bactérias. Corpos estranhos que causam doenças graves podem estar no catarro, como a bactéria causadora da pneumonia, por exemplo.

Obviamente, lavar o nariz não garante que seu filho nunca ficará doente, mas diminui a ocorrência de viroses, como o resfriado, e é uma forma de prevenção eficaz contra outras doenças. Além disso, a lavagem com soro traz um benefício adicional: ela reduz a rinite, que é a inflamação da mucosa nasal típica das pessoas alérgicas. Muitas vezes, o que uma mãe chama de resfriado é na verdade um episódio de alergia respiratória,

No entanto, é necessário saber a maneira certa de aplicar o soro no nariz das crianças, pois, se aplicado incorretamente, pode empurrar o catarro mais fundo ou até mesmo para os ouvidos. Quando o nariz do bebê está entupido, o soro fisiológico deve ser aplicado diversas vezes ao dia, podendo ser com a diferença de algumas horas ou cerca de 15 a 20 minutos antes das refeições e antes de dormir. Ao aplicar o soro é aconselhável usar um conta-gotas que tenha sido limpo com sabão e água.

O indicado é aplicar duas gotas do soro fisiológico em cada narina do bebê e depois utilizar um aspirador nasal. A melhor opção é o aspirador nasal em formato de pera com um bico de borracha, plástico ou silicone. É importante lembrar que a cabeça da criança deve estar abaixada para frente para evitar que o líquido suba para os ouvidos.

A frequência da aplicação do soro vai depender da condição do ambiente. Se muito seco ou com muita poluição, é indicado que se aumente a quantidade de vezes que se faz a aplicação. Atenção também, para estações como inverno e outono, quando o clima fica mais seco e o uso do soro também pode ser aumentado.

Sobre o Autor

Audiovisual Comunicação Integrada

Itens relacionados

picada de pernilongo

Picada de pernilongo em bebês: 4 cuidados que todos os pais deveriam saber

Aplicação do líquido pode evitar doenças e aju...

Leia mais

Como tratar assadura de bebê causada pelo uso de fraldas em 3 passos

Aplicação do líquido pode evitar doenças e aju...

Leia mais

Infecção Urinária – Você sabe o que é?

Aplicação do líquido pode evitar doenças e aju...

Leia mais

Há 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *