Bebês
Amamentar – O primeiro ato de amor de mãe
11 de maio de 2017
0

Young mother holding her newborn child. Mom nursing baby. Woman and new born boy in white bedroom with rocking chair and blue crib. Nursery interior. Mother playing with laughing kid. Family at home

Mãe, amamentação é um ato de amor, persistência e perseverança. Apoio, cuidado, incentivo é tudo que uma mãe precisa nesse momento.

Quando nasce um bebê, nasce também uma mãe. Essa frase faz todo o sentido, principalmente para as mães de primeira viagem, e mesmo para as veteranas, afinal o nascimento de cada filho é único e cheio de novidades. E o início dessa relação mãe e filho começa na amamentação, momento único, mágico, mas nem sempre fácil. O fato é que vale a pena insistir, afinal os benefícios da amamentação vão além da saúde do bebê, traz muitas vantagens também para as mulheres, quer ver?

Amamentar ajuda a gastar calorias pois aumenta a taxa de energia gasta pelo organismo e utiliza as “reservas” acumuladas durante os nove meses de gravidez. Quando a mãe se alimenta de forma saudável, evitando doces, refrigerantes, massas em excesso e outros alimentos calóricos, o peso volta ao normal com mais rapidez.

O corpo aproveita a ocitocina, hormônio liberado durante a amamentação, que provoca a contração do útero e estimula o retorno ao tamanho normal. A amamentação também reduz os riscos de hemorragias e de anemia, pois o útero se contrai mais rápido e a mãe perde menos sangue. O aleitamento materno ajuda ainda a minimizar o risco de desenvolver, no futuro, câncer de mama e de ovário, doenças cardiovasculares e diabetes.

A amamentação funciona como um calmante natural para a mãe. A irregularidade hormonal que se vive durante a gravidez e na fase pós-parto, somadas à ansiedade causada pela nova rotina e os desafios da maternidade contribuem para o surgimento de desânimo, cansaço e até tristeza. A ocitocina, também é responsável por proporcionar mais calma e bem-estar à mãe. Além disso, é muito comum se ouvir depoimentos de mães que relatam sentir sono durante o aleitamento, o que proporciona relaxamento e descanso.

Além de todos os benefícios físicos, o momento da amamentação fortalece o vínculo afetivo e a cumplicidade entre mãe e bebê, despertando na mulher um sentimento de ligação mais profunda com o filho. Essa união física e emocional traz contentamento e satisfação para muitas mulheres, ela se sente mais segura, confiante, tem mais autoestima e se sente realizada.

Para aquelas mães que tem dificuldades de amamentar, seja por dor, baixa produção de leite, pegada errada ou qualquer outro motivo, o sucesso na amamentação é sempre buscar o máximo de informações. Ler, conversar, ouvir, assistir, se preparar para esse momento e sempre pedir ajuda quando necessário. Mas, quando a mãe, por algum motivo não consegue amamentar, repetir todo o ritual simulando uma amamentação real pode ser uma boa dica para ajudar a criar bons vínculos e garantir a mesma proximidade mãe e filho.

 

Cuidados e dicas para favorecer a amamentação

A pega correta faz toda diferença para o sucesso da amamentação. Para que a pega seja correta, a boca do bebê deve envolver a maior parte possível da aréola, parte mais escura do seio) e não apenas o bico. O ideal é que o bebê fique com o corpo voltado ao da mãe, barriga com barriga, o peito e o nariz do bebê repousam contra o seio da mãe, ele mama de forma ritmada e o principal, a mãe não deve sentir dores nos mamilos.

Um outro ponto que pode prejudicar o aleitamento materno é a mastite, uma inflamação da mama que na maioria das vezes é causada pelo acúmulo de leite que volta para os vasos sanguíneos e é recebido como um “corpo estranho” pelo organismo. Os principais sintomas são o endurecimento da mama e a sensação de febre local. Para evitá-la é importante manter a mama sempre limpa após a amamentação, hidratar o mamilo com o próprio leite materno, evitar usar roupas muito justas e principalmente, fazer a pega corretamente. É fundamental dar continuidade na amamentação para retirar o leite em excesso, e procurar um médico para que o tratamento seja feito o mais adequado e rapidamente possível.

Ainda sobre os cuidados com a mama, tomar sol é muito importante para evitar rachaduras, pois o calor da luz torna os mamilos mais resistentes. A indicação é aproveitar o sol de antes das 10 horas da manhã ou depois das 16 horas, por no mínimo 30 minutos. Para quem não tem espaço adequado para tomar sol diariamente, a recomendação é usar lâmpadas entre 40 e 60 watts, deixando-as próximas do seio a uma distância segura, mas que capte o calor.

Para as mães que se encontram com dificuldades para amamentar, o conselho é não desanimar e sempre persistir. Uma boa alternativa é procurar um banco de leite. Além de receber as doações, os profissionais são qualificados para tirar todas as dúvidas, orientar e ajudar a mulher, ensinar a pega correta, auxiliar a resolver problemas como rachaduras, mastites e qualquer outro tipo de dificuldade ou impedimento à amamentação.

Na verdade, o ato de amamentar envolve muito mais do que a produção de leite. É um ato de amor, de dedicação, de persistência e força para enfrentar todo o estresse do pós-parto, as dores nos mamilos, o cansaço de ter que acordar para amamentar, o sono etc.

Os benefícios para a saúde são inúmeros, mas ter o bebê no colo e poder alimentá-lo com o seu leite é um momento extraordinário e que só as mães têm a satisfação de experimentar. Não desista.

Além de tantos benefícios, temos a facilidade de não precisar carregar nada, como mamadeiras, leite em pó, água e em viagens longas correr o risco de não ter a quantidade necessária, o leite materno está sempre pronto para consumo imediato e nunca acaba, leve apenas uma toalhinha de boca e alguns absorventes de seio, você vai precisar.

 

 

Sobre o Autor

Audiovisual Comunicação Integrada

Itens relacionados

picada de pernilongo

Picada de pernilongo em bebês: 4 cuidados que todos os pais deveriam saber

Mãe, amamentação é um ato de amor, persistênc...

Leia mais

Como tratar assadura de bebê causada pelo uso de fraldas em 3 passos

Mãe, amamentação é um ato de amor, persistênc...

Leia mais

Infecção Urinária – Você sabe o que é?

Mãe, amamentação é um ato de amor, persistênc...

Leia mais

Há 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *