Saúde
Como blindar o organismo contra gripes e resfriados no inverno
2 de maio de 2017
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Consumo de vitaminas, minerais e prática de exercícios são fundamentais para manter a saúde e prevenir doenças

 

O inverno está próximo, e com ele a incidência de gripes e resfriados aumenta principalmente porque as pessoas tendem a ficar em ambientes fechados para se proteger do frio. Como consequência, os vírus permanecem no ambiente porque não são levados pelo vento, facilitando a transmissão através de tosses e espirros.

Segundo o Dr. Marco Casemiro, médico especialista há mais de 20 anos em prevenção, tratamento do envelhecimento e reeducação alimentar através da prática ortomolecular, para desempenhar adequadamente as funções de defesa, ainda mais necessárias no período de frio, o sistema imunológico deve receber regularmente as vitaminas C, A e E, e ainda os minerais zinco, selênio e o ferro. “Com a correria do dia a dia, as pessoas não conseguem consumir a quantidade adequada de vitaminas e minerais. Podemos afirmar que 99% da população tem consumo de vitamina E abaixo do recomendável. A ingestão da vitamina C está abaixo do indicado em 80% da população. E metade dos brasileiros não ingere a quantidade aconselhada de vitamina A. Suprir a falta dessas vitaminas e minerais através da suplementação é essencial para melhorar a saúde e prevenir doenças, principalmente nessa época do ano”, explica o médico.

Os dias mais frios também podem atrapalhar ou ajudar a perda de peso, dependendo do estilo de vida e se a pessoa é ou não adepta a exercícios. No inverno, as pessoas têm a sensação de sentir mais fome e por impulso acabam consumindo alimentos mais calóricos e pesados, principalmente, ricos em carboidratos, que podem ser de má qualidade. Por outro lado, quem pratica atividades físicas, consegue queimar mais gordura com os exercícios porque o metabolismo fica mais acelerado. “No inverno há um aumento no consumo energético, pois a temperatura ambiente geralmente é menor do que a temperatura corporal. Nosso corpo trabalha mais para se aquecer, gasta mais energia, por isso precisamos de maior quantidade de nutrientes para a reposição. Para quem quer emagrecer, essa pode ser a época ideal se mantiver a rotina de exercícios, porque no inverno o metabolismo do corpo acelera, pela necessidade de produzir mais calor, ativando mecanismos naturais que promovem a queima de gordura”, explica Dr. Casemiro. Ainda segundo o médico, os menos adeptos à prática de exercícios, no entanto, devem tomar cuidado com o consumo exagerado de calorias para não ganhar quilos extras na balança no final da estação.

Outros cuidados para se manter saudável na estação

 Para uma melhor noite de sono, procure deixar o quarto bem arejado e umedecido. A dica para quem não tem umidificador de ar, é usar toalhas molhadas ou reservatórios com água no ambiente,

– A água muito quente resseca a pele, dê preferência para banhos mais mornos e não abra mão de cremes e óleos para deixar a pele fortificada e hidratada.

– Como no inverno nos expomos menos ao sol, é importante fazer uso de suplementação, principalmente Vitamina D, que está associada ao aumento de imunidade em relação a infecções respiratórias;

– Não deixe de comer legumes, hortaliças e frutas, esses alimentos são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres prevenindo o envelhecimento da pele. As frutas ricas em vitamina C, como o morango, a laranja, a mexerica, o limão, a cereja, entre outros; vegetais, como o brócolis, o repolho, a cenoura, entre outros, são exemplos de alimentos para a estação.

– Exercícios que induzam o aumento do fluxo de sangue, com um bom aquecimento e movimentos de alongamento sem carga ou de baixa intensidade.

– Durante o inverno, é muito comum diminuir a ingestão de água, um erro brutal. Manter a ingestão de água é extremamente importante para manter a hidratação da pele e de todo o organismo que naturalmente fica debilitado por causa do clima frio

– Evite o acúmulo de poeira, que desencadeia diversos problemas alérgicos.

– Use filtro solar diariamente.

– Para prevenir-se de doenças como a gripe, a vacina é a melhor opção. Entretanto, o organismo leva cerca de 60 dias para produzir anticorpos. Por isso, ela deve ser tomada, de preferência, antes da chegada do frio;

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